#8 Diagrama de Classes
Como falado nos Posts #5 e #6: Existe uma linguagem para padronizar os modelos de um sistema. A UML é uma Linguagem de Modelagem Unificada (do inglês, UML - Unified Modeling Language), e a linguagem-padrão para a elaboração da estrutura de projetos de software.
Nessa postagem vamos identificar as classes, atributos, e associações entre classes; por meio da Análise do sistema que vamos usar como exemplo, já visto no post #2, o Bike Vitória.
Mas como identificar as classes?
No sistema existe bicicletas, que estão armazenadas em uma estação, onde as pessoas alugam as bicicletas, pagam por meio do cartão de crédito por algum tipo de plano (diário, mensal, anual, cartão de passe), e dessa forma podem utilizá-las para se locomover. Logo, verificamos que existem 4 classes: Bicicleta, Estacao, Cliente, Planos.
E como identificar os atributos?
Devemos olhar as características que cada classe tem, por exemplo, cliente tem nome, telefone, cpf. De maneira simples os atributos nas classes ficam dessa maneira:
Como saber quais são as associações?
Em um sistema, as classes sempre se relacionam. Nesse caso, um cliente por meio de um plano aluga bicicletas que são retiradas de uma estação. Logo, Cliente se relaciona com Plano, e Cliente também se relaciona com Bicicleta, além disso Bicicleta se relaciona com Estacao. Basicamente nosso modelinho ficaria assim:
Comentários
Postar um comentário