#7 Modelagem Estrutural

A Modelagem Estrutural tem alguns conceitos principais, que são importantes para a Análise de um Sistema, abaixo cito, explico e exemplifico cada um deles:
  • Classes: Uma classe representa objetos do mundo real, com seus atributos e métodos/funções. Por exemplo, uma empresa pode ter classes: pessoa, compra, produto, estoque. E ter métodos: cadastrarClientes(), efetuarCompra(), efetuarPagamento(), abastecerEstoque(), etc.
  • Atributos: Cada classe tem atributos, que são as características que um objeto tem. Além de possuir também tipos (int, float, double, String, etc). Por exemplo, uma classe pessoa tem os atributos: nome (String), idade (int), cpf (String), etc.
  • Associações: As classes podem se relacionar entre si, logo elas estão conectadas. E esse tipo de relacionamento é chamado de associação. Em uma empresa, por exemplo, a classe cliente está relacionada com a classe compra, que está relacionada com a classes itens, que está relacionada com a classe produto. Assumindo N como um valor qualquer, nessas associações vamos ter: 1 cliente pode fazer 0 a N compras, 1 compra pode ser de 1 a N itens, onde podemos ter 1 a N itens de um produto.
  • Herança: Uma classe pode herdar de outra classe, o que significa que ela herda todas as características (atributos) da classe mãe. Além dessa classe herdar as informações, ela também deve ter atributos a mais, para ter essa diferenciação. Por exemplo, em uma empresa temos pessoas (com nome, idade, cpf,...), mas temos funcionários e clientes (que tem características específicas). Ambas herdam informações iguais de identificação como pessoa, mas funcionários têm salário, horas de trabalho, e cliente tem o tipo de cliente, endereço de entrega; e é aí que está a diferenciação.
Podemos visualizar todos esses exemplo em um Modelo Estrutural simples abaixo:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#6 Modelagem de Sistema

#5 Análise de Requisitos