#5 Análise de Requisitos

O primeiro passo ao começar um projeto é levantar todos os requisitos necessários para o sistema (os requisitos funcionais, não funcionais, e as regras de negócio). Depois de levantar os requisitos, precisamos analisá-los. Na Análise de Requisitos cada requisito documentado de acordo com as necessidades do cliente são analisados com mais atenção.

Então basicamente o Levantamento de Requisitos acha as peças soltas do quebra-cabeça, e a Análise de Requisitos procura juntar essas peças para formar o quebra-cabeça.

No levantamento é muita documentação em forma de texto. Já na análise é aumentado o grau de detalhamento do sistema, então pode ser representado por modelos e diagramas. Durante esse processo são usadas algumas técnicas, como Prototipação, Diagrama de Classes, Casos de Uso. Dessa forma esboçando as principais classes do sistema, e suas interações.

A UML é uma Linguagem de Modelagem Unificada (do inglês, UML - Unified Modeling Language), e a linguagem-padrão para a elaboração da estrutura de projetos de software. Ela é dividida em diagramas estruturais, como o diagrama de classes; e diagramas comportamentais, como o caso de uso.


Imagem1: Casos de uso

Imagem2: Diagrama de classes





A presença do cliente é muito mais essencial no levantamento de requisitos do que na análise desses. Mas claro que o cliente não é descartado nesse momento.

Durante a análise alguns requisitos podem sofrer alterações. Por ser um momento de rever as escolhas e reorganizar as idéias do sistema, logo correm o risco de serem modificados. É muito importante analisar os requisitos para ter um melhor detalhamento do projeto, organizar bem as ideias antes de começar a programar de fato ajuda bastante a tornar as coisas mais simples. É melhor descobrir os problemas o mais cedo possível, para evitar custos adicionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#6 Modelagem de Sistema

#7 Modelagem Estrutural